segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Prepare o seu coração para a história que eu vou contar...


Uma das coisas mais ricas no EFAC 2010 foram as trocas de experiências, através das partilhas com os ministros de dança do Brasil inteiro que conhecemos. Então vou postar aqui, duas conversas muito preciosas que tivemos.

Nomes: Cristiane Fernanda Momm e Priscila Ledorucri Feller
Nome do Ministério: Núcleo EDanças/ Dunamys Cia. de Dança Sacra
Cidade/Estado: Joinville/SC

  • Cristiane Momm

Qual a sua formação profissional e espiritual ?

R: Há 19 anos percorro no meio artístico através da dança. Formada em ballet clássico pela Escola Municipal de Ballet da cidade de Joinvile, já dancei por vários grupos e companhias amadoras, desenvolvendo algumas modalidades de dança, tais como: jazz, ballet moderno, dança contemporânea, dança de drua e também dança de salão. Faz 2 ano e meio que entrei para o projeto Edanças, por meio do convite de uma grande amiga minha Juliana Nascimento, que hoje junto com seu esposo é coordenadora da Escola de Dança Sacra - EDANÇAS e coordenadora da Dunamys Cia de Dança Sacra. Não vim de movimento, vim do mundo secular, mas hoje estou mais inserida na Igreja através dos projetos de Dança Sacra, que em toda minha vida jamais imaginei estar.


Como você vê a dança dentro da Igreja?

R: A dança é um explendoroso dom que recebemos de Deus! Dançar na Igreja e para a Igreja, além de ser uma das formas mais belas de evangelizar o povo, é o momento mais íntimo que temos com Deus. É através de nossos movimentos que louvamos e bendizemos a Deus, pelo Seu imenso amor que tens por nós.

Como surgiu a dança e o ministério/projetos na sua vida?

R: Por muito tempo a Ju ficou me convidando para participar do projeto, na época era somente o Festival de Dança Sacra na cidade de Joinville. Mas acredito que tudo tem o seu tempo...e por muito tempo também, diria que mais ou menos 6 anos eu não conseguia conciliar meus horários. Em 2008 ela voltou a me procurar e eu espontaneamente disse, sim! Comecei devagar... Comecei dando aula junto com outro membro da equipe na época. Naquele ano fui jurada no Festival e a partir do Festival 2008 foi surgindo o ministério de frente do projeto. Hoje, sou professora de jazz e composição coreográfica no EDANÇAS, coreógrafa professora e bailarina da Dunamys Cia de Dança Sacra e membro da Comissão Organizadora do Festival de Dança Sacra da cidade de Joinville. Com a graça e benção de Deus Pai!!

Qual o recado que você deixa para os ministros de dança?

R: Que não tenham medo de dizer Sim! Que possamos seguir o exemplo de Maria, que não teve medo de dizer o "SIM". Que não desperdicem este dom tão maravilhoso que recebemos do Pai. Porque o momento mais perfeito para um artista do Senhor, é o contato mais íntimio que temos com Deus pelos movimentos que realizamos em louvor e exaltação à grande e ao Amor de Deus Pai para conosco.

  • Priscila Feller
 Qual a sua formação profissional e espiritual ?

 R: Sou formada em Empreendedorismo e sou aluna de MBA em Gestão de Negócios da PUC-PR. Atuo na área dadminstrativa e projetos sócio-culturais, dentro da Diocese de Joinville. Minhas formação artística é em técnica vocal e também a própria EFAC e EDANÇAS. Participo da RCC em Joinville.

Como você vê a dança dentro da Igreja?

R: Em resumo, ferramenta de evangelização e dinamismo. O Papa Bento XVI, fala que "sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada". Somos a resposta a este chamado, sendo uma opção para nos inserirmos na Igreja e na vida pastoral.

Como surgiu a dança e o ministério/projetos na sua vida?

R: A arte está presente desde a minha infância. Mais fortemente pela música e dança. Em 1999, formei um ministério, chamado Amor Eterno. Em 2004, sem atuais mais na dança, deixei a música para este chamado de coordenação.E por alguns anos estive a frente do núcle de dança da RCC. Após isso, trilhamos para o nosso atual projeto - Núcleo EDanças.

Conte-nos um poucos deste projeto: objetivos, como funciona, a estrutura...

 R: Núcleo EDanças: "A arte que transforma"
Missão: Promover a arte da dança sacra por meio de eventos, retiros e formações.
Visão: Ser referência em desenvolvimento de projetos voltados a dança sacra.
Valores: Fé em Deus, comprometimento, amor ao próximo e solidariedade.
Nossa estrutura organizacional é composta:
Núcleo EDanças que compõe: Festival de Dança Sacra, Edanças- Escola de Dança Sacra e Cia Dunamys de Dança Sacra.
Festival (eventos em geral): fator motivação
Edanças: fator formaação
Cia Dunamys: Fator profissionalização/divulgação

Qual o recado que você deixa para os ministros de dança?

R: Está mais do que na hora de assumirmos nossos poostos, como verdadeiros ministros de dança. Que sejamos acolhedores ao novo que se propõe e possamos assim abrir a mente e o coração. Arte que se limita, não motiva, não frutifica, "não transforma". Vamos além, com ousadia e discernimento, sair dos nossos lugares e evangelizar por todos os canto e afins da terra.
Deus abençoe a missão de vocês, estamos unidos na eucaristia.
Grande abraço.




 Obrigada irmãs por partilhar a história que Deus fez na vida de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário