segunda-feira, 2 de agosto de 2010

4º DIA EFAC

O sábado começou cheio de momentos profundos de oração. Às 6h20 acordamos e fomos para a capela fazer a oração da manhã para iniciar o dia com a nossa Mãezinha Querida, que foi intercessora e nos guiou há um momento de adoração com danças profundo, onde junto com todos os ministros de dança, nós recebemos curas e libertações. O Senhor nos chamou a tomarmos posse da missão que Ele nos confiou, com autoridade, fé e sabedoria, reafirmando mais uma vez o sonho Dele para nós. Muitos ministros repousaram e foram tocados dançando e vendo nossa ministração.

Cheios de alegria fomos para nossa aula de percepção corporal, onde fizemos aula prática de pilates solo e a Profª Juliana nos mostrou alguns exercícios para ganhar força abdominal, resistência física, equilíbrio e flexibilidade. Ela nos mostrou também através da percepção corporal a ter uma boa postura, a encaixar da forma correta cada membro do corpo.

A nossa próxima aula foi de liturgia e ele nos falou do ofertório, que a forma correta de ser chamado é Apresentação de Dons e Oferendas e é o momento da celebração onde o padre prepara o altar, onde pode haver a procissão das oferendas e o motivo principal é o agradecimento. É um agradecimento pelo pão e pelo vinho, pela bondade divina.

Enfim chegamos a mais uma aula de dança e foi inesquecível e tenho certeza que ficará marcado na vida de todos que viveram. Começamos passando a coreografia com a Profª Rosinha, da música Tudo Posso, da Celina Borges, mas devido ao tempo curto, foi sugerido cortar a música para dar tempo de montá-la inteira, mas o Senhor estava incomodando o nosso coração de que deveríamos dançar a música inteira e no momento em que ela não estivesse montada, ministrar um momento de oração com danças. Fizemos a sugestão e esperamos que o Senhor agisse. A professora foi partilhar um momento difícil que ela estava passando na vida dela e desde a primeira aula, quando ela se apresentou, nós sentimos o quanto ela é especial e o quanto a vida dela evangeliza. Uma professora com 25 anos de balé, profissional, que já fez e faz vários cursos fora do país e que teria tudo para ser como os bailarinos seculares, que buscam apenas o sucesso pessoal e não se importam em compartilhar o que sabem e o que possuem de conteúdo, mas que pelo contrário compartilha tudo que sabe tem para ajudar outros bailarinos e para o bem e principalmente para a evangelização.

Apenas com o jeito dela de ser, pela forma que se doa para dar o melhor que ela tem e pelo cuidado e zelo com as coisas de Deus, ela nos evangelizou. E então depois dela contar o que estava passando, nós falamos tudo isso pra ela, o quanto é importante e o quanto ainda pode ser usada por Deus e a convidamos a fazer um momento de oração com danças. No início ela ficou um pouco receosa, pois como disse estava acostumada a dançar a partir da construção de uma coreografia e nunca tinha feito a experiência de oração com danças (dançar espontaneamente) e vou dizer a vocês, foi TREMEEEEEEENDO. Ela confiou em nós e deixou que conduzíssemos o momento e os 15 ministros de dança que viveram essa experiência, foram curados e tocados pela presença PODEROSA de Deus. E assim encerramos nossa oficina de dança, revestidos da armadura do Senhor e cheios de unção para a apresentação que encerraria a noite.


Fomos almoçar, depois fomos passear a cidade de Tatuí onde fica a casa de missão da Recado, um lugar lindo, abençoado por Deus, onde o fundador Luiz Carvalho, partilhou o testemunho da compra dessa casa, mostrando mais uma vez que quando Deus pede e a gente faz a nossa parte, Ele provê e o milagre acontece. Deus nos dá uma missão e Ele nos capacita para realizá-la, ele abre as portas e torna possível o sonho realizar. Não posso deixar de contar da bagunça do ônibus durante o passeio, imagina 60 ministros de arte, em um mesmo ônibus?! Estávamos ensaiando para a apresentação do coral a noite e foi muita música, dança e muuuuuuuuuuuitas gargalhadas.
Genteeee, esse povo é demais!! Tem cada um....tem o Mister Shosholoza que vai criar a comunidade dele e quase nos matou de tanto rir...kkkkk....E se eu for contar de cada figura, não vou parar de escrever. Artistas de várias cidades do país, estavam reunidos em busca de um só objetivo. Irmãos e irmãs do EFAC 2010, vocês são demais!!! Estar com vocês, só confirmou ainda mais no nosso coração a alegria de ser artista de Deus.

Depois do passeio fomos ter nossa última aula de liderança e aprendemos também como fazer a lectio divinae, que é a leitura orante da palavra de Deus.

Encerramos as oficinas e fomos para a adoração, que foi um momento de amor de Jesus conosco, onde Ele nos pegou ou no colo, nos amou e acolhei todas as nossas dores, todo o nosso agradecimento e nossos dons.

Então fomos nos preparar para as apresentações da noite, onde os participantes das oficinas iriam apresentar o que aprenderam, todos se revestiram de vestes celestiais e da unção do Senhor para ministrarmos através de nossos dons. As apresentações começaram com uma orquestra de violões das crianças que fazem parte do projeto social da Comunidade Recado, chamado Arte pela Vida, onde crianças e adolescentes de bairros pobres recebem aulas de música, dança e teatro e são retiradas das ruas. Depois tivemos as belíssimas apresentações dos cursos de violão, teclado, técnica vocal, teatro e a dança. Em cada ministro que subia no palco, era claro a alegria de oferecerem os seus dons a Deus e de forma bela todos conseguiram glorificar ao Senhor através da arte. Não vou conseguir expressar em palavras, como foi maravilhoso assistir cada apresentação e como foram ricas tecnicamente e profundas espiritualmente cada expressão artística. Nos fizemos uma participação na apresentação do módulo III, na coroação de Nossa Senhora.

Quando chegou a nossa vez, fizemos uma oração e deixamos o Senhor nos conduzir através da música “Tudo Posso” da Celina Borges. A coreografia ficou linda e encerramos com uma adoração espontânea, dançando no meio do povo e ministrando na vida de todos, graça e paz, através do Espírito Santo. Todos ficaram surpresos com o que viram, principalmente pela unção que motivou a todos os ministros de dança que estavam vivendo aquele momento. E o melhor disso tudo foi olhar para os olhos de cada um que estava dançando e principalmente para os da Profª Rosinha, como aquela experiência foi marcante e como o Senhor marcou o coração de cada um e principalmente deu forças para continuar e cumprir o sonho de Deus. Para nós o EFAC foi uma troca riquíssima, onde partilhamos experiências, testemunho e tudo que temos e somos, nele o Senhor nos mostrou que somos escolhidos, que Ele quer muito de nós e que precisamos tomar posse disso! O Senhor quer realizar muuuuuuito através da dança em nossa Igreja e nos dá autoridade pra realizar isso, precisamos acreditar e fazer a vontade dele acontecer!

Encerramos a noite de apresentações transbordando de alegria e apesar do cansaço físico, o coração ficou completamente renovado e pronto para voltarmos para as nossas casas, totalmente diferentes de quando saímos, com força e esperança de um novo tempo.

Não tenho como agradecer a Profª Rosinha, que de forma tão singela, foi presença de Deus em nossas vidas e nos fez enxergar a dança com um novo olhar. Aos ministros de dança que estavam com a gente e também partilharam suas experiências e a realidade em suas cidades e que conosco renovarão suas missões, também louvamos a Deus por tê-los conhecido.



A noite encerrou com uma lua maravilhosa, na presença de pessoas especiais e de nossa Mãezinha querida. E comendo chocolate...kkkk...



Grande abraçooo a todos!



Kamilla Porto

Ministério Face

Nenhum comentário:

Postar um comentário