sexta-feira, 30 de julho de 2010

2º dia do EFAC


Neste segundo dia de escola, nós iniciamos às 6h20 da manhã, com uma oração na capela, depois fomos para o café da manhã. A casa de retiro é linda, tem um milharal enorme e uma vista de encher os olhos, existe arte em tudo, desde a preparação da comida, no olhar das pessoas, na maneira de cumprimentar, tem música em todo o momento das refeições e até no cantar dos pássaros.
A primeira oficina do dia foi a de dança, com a Profª Rosinha, que iniciou apresentando o currículo e falando um pouco do trabalho que realiza com a dança.
Dentro da oficina de dança, existem realidades diferentes de ministros de dança, com vários objetivos e carismas. E ela falou que para se começar um ministério na Igreja, é preciso primeiramente identificar as pessoas na comunidade que tem o dom da dança, através de uma “seleção”, com o intuito de descobrir os talentos nos membros.
Algo importante também citado, foi a forma como começar as reuniões do ministério, que devem ser sempre com uma oração, depois o aquecimento, alongamento e só depois passar para a montagem da coreografia. Ela reforçou a importância do balé clássico, para dar base técnica ao bailarino que decide oferecer sua arte a Deus. O balé vai dar todas as ferramentas necessárias para iniciar um trabalho com dança, posição do corpo, equilíbrio, força, explosão para dançar e ritmo. Outro ponto destacado foi a fase da montagem da coreografia, onde o coordenador deve explorar a capacidade de cada membro do ministério, mas também não expor ninguém do grupo, coreografando passos que nem todos conseguem executar.A escolha da música, na fase de montagem da coreografia é bastante importante, é preciso ter um tempo onde todo o ministério ouve a música, depois de uma oração, para discernir qual a melhor opção e se ela realmente irá tocar as pessoas que vão ver a coreografia. A pesquisa musical é essencial antes da montagem da coreografia. Na música é preciso aproveitar os altos e baixos das músicas, os níveis e aproveitar os momentos das elevações para colocar passos mais fortes e explorar passos mais ousados.
É preciso no momento da ministração, ter cuidado com as expressões faciais, como por exemplo, dançar uma coreografia que fala de alegria, com rosto de preocupação. O rosto fala muito e se não haver esse cuidado, todos os passos podem perder o sentido.

Outro ponto importante ao ministro de dança no momento da montagem da coreografia, é ter coerência, pois por exemplo, se foi pedido a montagem de uma música lenta, não dá pra colocar palmas ou movimentos rápidos, ou também querer usar só pernas ou saltos, é possível usar movimentos singelos e que podem tocar tão quanto, movimentos mais elaborados.
O ministério de dança precisa ousar, buscar na bíblia novas histórias para criar coreografias e evangelizar através da dança, disseminando a palavra de Deus, através dos vários livros da sagrada escritura e não só ficar nos momentos de todos os anos, como por exemplo, o nascimento de Jesus, que sempre é encenado.
Encerramos a oficina de dança, escolhendo uma música que será coreografada nesses dias e ser ministrada no sábado.
Hoje também tivemos aula de Percepção Corporal com a Drª Juliana – fisioterapeuta.
Ela explicou a consciência do próprio corpo, de suas partes, com movimentos corporais. A imagem corporal são as representações internas do corpo e da aparência física, tem influência do sexo, da idade, meio de comunicação e da cultura e intervêm na construção da identidade.
Ela mostrou também a importância de uma boa postura, de exercícios de alongamentos para evitar lesões no corpo e dores musculares. O corpo é a representação da história que a pessoa viveu, do estilo de vida, da alimentação, da cultura da pessoa.

Logo depois nós tivemos aula de liturgia, onde aprendemos as seguintes coisas: O Em Nome do Pai do início da missa, não deve ser cantado e nem falado pelo povo e sim somente pelo padre, o povo só deve responder Amém. O correto de falar é: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Já no ato penitencial, nós não devemos pedir perdão, mas sim reconhecermos que somos pecadores, é um momento de diálogo com Deus, de reconhecermos a magnitude do Senhor. Enfim o bom ministro deve estudar o missal romano, para não cometer erros de liturgia.
Tivemos tambaula de Liderança Cristã com o consagrado da Comunidade Recado. O líder cristão veio para servir, consagrar-se a serviço de Deus. Em MT. 23,11; Mc. 9, 33-35 e Lc. 22,24-27 encontramos exemplos de liderança. Jesus mostra que para servir, basta um coração generoso e uma alma para o amor. O que é liderar?
Servir: não deve fazer apenas as exigências, mas doar-se; Dar a vida pelas ovelhas: morrer para seus gestos, para as vontades. Não é orgulhoso; É sacrificar-se pelo bem do outro; É uma missão confiada por Deus; É um dom de Deus; É amar: quando o grupo se sente amado pelo líder, ele é leal ao líder; Sacrificarmos pelo outro é desenvolvermos a autoridades; A escuta de Deus é uma grande alma do líder cristão, através do Espírito Santo; O líder precisa conhecer as necessidades de cada membro do grupo, os desejos, os sonhos e a capacidade que cada um tem. E preciso ver como a pessoa se desenvolve em cada trabalho, ver o perfil de cada membro. Diante de qualquer situação dentro do ministério, o líder cristão deve se perguntar: O que Jesus faria diante dessa realidade?
Conselhos para os líderes:
É necessário ter visões diferentes de um mesmo problema. Ouvir sempre antes de julgar; É preciso aprender a discordar das idéias sem rejeitar a pessoa que as formulou; Precisamos aprender que nossas idéias podem ser provisórias e aperfeiçoadas; Precisamos ser humildes e dar o primeiro passo para a reconciliação com o nosso irmão; Os líderes humildes não sofrem nenhum complexo de inferioridade, eles sabem que não tem todas as respostas e podem aprender; Precisamos reconhecer o valor dos outros. O Papel do líder é encorajar as pessoas a partilharem conhecimentos e experiências; O líder cristão deve saber reconhecer o valor de cada membro. A espiritualidade do líder cristão é muito importante, um exemplo de líder cristão é o profeta Elias. O bom líder forma também na direção de Jesus.
Encerrando o dia, tivemos uma belíssima missa, celebrada com muito zelo pelo padre, o que tocou profundamente o coração. Depois fomos jantar e para encerrar tivemos uma surpresa com o músico Urbano Medeiros, que contou um pouco do seu testemunho de ministrar a música como oração na vida das pessoas e tocou algumas músicas com o clarinete, de forma profunda e ungida, uma delas foi a Magnificat. É muito bom ver artistas que se entregam inteiramente nas mãos de Deus dessa forma, deixando que o Espírito Santo conduza sua ministração.

E assim como em todas as noites, tivemos a aula de coral e aprendemos a cantar mais músicas, com as separações dos tenores, baixo, contralto e soprano.

Foi um dia abençoado, cheio de muita arte.

Grande abraço!

Kamilla Porto
Coordenadora Ministério Face

2 comentários:

  1. Gente, lendo parece que vcs fizeram tantas coisas!!!!
    Tá sendo muito bom acompanhar vcs por aki, pq as notícias estão fresquinhas!!!!

    E coloca mais foto mesmo, fico só na imaginação!!!!

    Grande bjo.

    ResponderExcluir
  2. Ei Goiânia, não deu pra segurar a barra então eu voltei. Ei Goiânia, avisa aqueles olhos lindos que eu já cheguei.

    Shosholozaaaaaaaa

    ResponderExcluir