segunda-feira, 21 de março de 2011

DANÇANDO COM NOSSA SENHORA

“O belo é o que é verdadeiro, e verdadeiro é aquilo que é vivido diante de Deus!”



Dançar para nossa mãe é uma graça imensurável e é pela simplicidade que vamos guiar nossos movimentos. Nossa inspiração virá pelas virtudes de nossa mãezinha, a humildade, graciosidade, delicadeza, singeleza será o ponto de partida para criarmos nossos passos / gestos, coreografia.

“Ao contemplarmos os gestos de Maria, somos reeducados na autencidade. Devemos reencontrar o sentido das palavras, mas também o sentido dos gestos, de modo que tudo em nossa vida se torne uma liturgia, uma celebração da glória de Deus.”

“Na liturgia, o homem sendo corpo e espírito, exprime e percebe as realidades espirituais através dos sinais e dos símbolos materiais. Assim, cada gesto tem um significado e expressa os movimentos da alma em direção a Deus, que por vezes pode ser a abertura, o arrependimento, o recolhimento, a atenção, a acolhida, a adoração, a ação de graças. Quando vivemos o gesto e não o fazemos de maneira mecânica, o corpo e a alma se unem numa oração intensa que nos estabelece em Deus. É como se fosse uma dança interior. O movimento se interioriza e o corpo obedece aos impulsos da alma para expressar ao Amado os eu desejo e acolhe-lo com todo o seu ser.”

Para cada momento é destinado um movimento. Se estamos dançando para nossa mãezinha, devemos pensar primeiramente como ela dançaria ao seu senhor. Estamos fazendo uma dança de ação de graças que é diferente de uma dança de adoração. A dança de adoração é destinada apenas a Deus Pai e Deus Filho. A dança de ação de graças pode ser a nossa senhora, a um santo, ou ainda como homenagem a uma pessoa em especial, pois estamos agradecendo a Deus pelas obras realizadas, graças recebidas, e por aquela pessoa. Por isso muito cuidado com os gestos / movimentos.

“Um gesto feito automaticamente e de maneira irrefletida pode não ter efeito algum sobre nós e sobre os outros. O mesmo gesto feito de maneira consciente nos abre todo um mundo, que se torna belo e colorido. É como uma arte de viver. A maneira como vivemos e fazemos nossos gestos pode nos fazer entrar em Deus ou não fazer nada, simplesmente.”

“Dança de Maria: mesmo se a palavra dança não está explícita, todos os gestos de Maria são como uma dança. Imediatamente após a anunciação, e a se apressa em ajudar sua prima Isabel e seu movimento é ligeiro e gracioso. “Ele salta sobre os montes e pula as colinas. Eis a voz do meu amado, eis que ele vem!” (Ct 2, 8), diz no Cântico dos Cânticos. É este amado que está no seio de Maria e que fará João Batista dançar no ventre de sua mãe: “Desde que ouvi a tua voz, a criança estremeceu em meu seio” (Lc 1, 44). É a vez de Maria dançar. Não é possível imaginarmos Maria imóvel, e sim expressando-se com todo o seu ser que entra em ação de graças: “Minha alma exalta o Senhor, meu espírito exulta em deus meu salvador” (Lc 1, 46-47).”

Em uma coreografia de procissão ou de homenagem a Nossa Senhora, não se pode ter movimentos como, ajoelhar e prostar, pois é um gesto /movimento de adoração, mas pode-se fazer uma leve inclinação para frente como reverência, em sentido de gratidão, respeito; giros e saltos são muito bem vindos e em especifico para nossa mãezinha podem ser bem suaves, lentos, com movimentos de braços em ondulação; o olhar a expressão do rosto deve estar serena, com um sorriso meigo, para tanto observar a maquiagem para que ela colabore com a expressão de todo corpo, utilize cores claras, com um pouco de brilho. Atenção, por mais simples que seja o seu movimente lembre-se de fazê-lo sempre grande, ampliado, pense que toda a assembléia quer apreciar, por isso os movimentos devem ser bem amplos por mais simples que sejam.

“O rosto é a expressão do coração, o espelho da alma, é por ele que expressamos os nossos sentimentos. Na dança vemos o rosto em primeiro lugar, o que ele quer dizer, e todo o corpo é extensão do que o rosto está expressando. O olhar é aquele que orienta que dá a intenção e a verdadeira expressividade. As mãos exprimem as nuances do nosso ser interior: mãos abertas, mãos para receber e para dar; mão estendidas, mãos orantes, mãos suplicantes, mãos de adoração. Tantas vezes não sabemos o que fazer com as mãos. Elas podem ficar jogadas ao longo do corpo sem expressão, ou fazerem gestos sem sentido, é preciso dar vida, dar sentidos para nossas mãos, pois elas expressam o nosso interior.”

O mesmo cuidado deve ter para o figurino, de preferência vestido solto, com duas ou mais camadas de tecido (saias) com algumas asas ou detalhes nos braços, que demonstre leveza, suavidade, delicadeza. Buscando sempre as cores claras / bebê em tonalidades no azul, branco e prata. Para o cabelo algo mais tradicional um penteado mais liso – coque, trança ou rabo de cavalo, e se for usar algum acessório algo bem discreto – fita, uma rosa pequena.

Ingrid Gomes
Coordenadora Ministério Face

3 comentários:

  1. Olá amadas que Deus abençoe grandemente a vida de cada uma de vcs ;)

    Belo texto, sublime com a presença da Maria Nossa Mãe ;)

    Gostaria de saber se o texto em negrito e entre aspas foi tirado de algum outro texto ;)
    Se sim, será que vc pode passar a referência???

    Muito Obrigada
    Bjos, Lu - Piracicaba

    ResponderExcluir
  2. Irmã, quanta saudadesss de ti.

    O texto em negrito foi retirado do livro O Corpo -Templo da Beleza, você encontra no site da Shalom. É um livro maravilhosooo, muito rico em conteúdo para nós ministros de dança. Eu comprei pela internet, se você não achar é só me avisar que te envio uma cópia. Vale a pena ler.
    Deus te abençoe.

    Bjooo, Kamilla

    ResponderExcluir
  3. ola queria pedir a interssessão da familia de franciele furtado miguel e toda a sua familia e narcio lopez amém

    ResponderExcluir