segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vivendo o Ministério

Viver em ministério é estar sempre aberto ao mover do Espírito Santo.

Hoje quero partilhar com os ministérios que tem como identidade a montagem de coreografia, seja para datas especiais na Igreja ou para missões, em encontros ou onde o Senhor chamar.

Existe um momento especificamente dentro do ministério que é a limpeza das coreografias, onde vivemos intensamente o que é ser ministério. É na limpeza da coreografia que precisamos exercer os principais dons do nosso servir, a paciência, perseverança, confiança em Deus, força, determinação, caridade, reta intenção e sobretudo sabedoria.

Muitas vezes perdemos a oportunidade de viver primeiramente dentro de nós, aquilo que queremos levar para as pessoas através do nosso serviço de evangelizar. Deus quer começar em nós as suas transformações e a partir daí nos tornar reflexo da graça Dele e nos usar como instrumentos em Suas mãos.

Durante uma construção coreográfica, a partir da demanda de uma missão ou de um tema específico, a primeira parte é rezarmos para Deus nos inspirar a música e de que forma deveremos conduzir a coreografia. Depois de tudo montado, chega a hora de refinar a coreografia, ponto que muitas vezes deixamos de lado e só ficamos repetindo a coreografia várias vezes pra não esquecê-la, sem nos preocupar com os detalhes, pra que realmente possamos fazer com excelência para o Senhor. O importante é que cada detalhe da coreografia seja passado de forma lenta, para esclarecer e alinhar com todo o grupo qual é a intenção e forma correta de cada sequência coreográfica elaborada. É claro que nem todos tem a mesma capacidade física pra fazer tudo com uma mesma intensidade e perfeição, mas a limpeza é importante para buscar o melhor para Deus e fazer em unidade.

Na limpeza é preciso definir ou o coordenador do ministério ou outro membro, para ficar de fora vendo todos os integrantes dançarem e com muito amor e sabedoria, ir fazendo as correções necessárias, definindo posições, enfim fazer com que quem está vendo possa ver uma coreografia “limpa”. Precisamos nos transformar “num só corpo”. Pra quem está conduzindo é um momento de muita sabedoria e amor pra saber a forma correta de exortar os irmãos e saber perceber as limitações de cada um, já pra quem está recebendo é preciso ter muita paciência, humildade e determinação para acolher e buscar o melhor pra Deus. Nesse momento é necessário vigiar e estar constantemente em oração, pois o inimigo acaba aproveitando para usar da nossa fraqueza e nos desestabilizar tornando esse processo em experiências de dor, ofensas e assim desvirtuar o foco que é a evangelização. Ser ministério é estar atento a todos esses momentos, é saber aproveitar para amadurecer enquanto irmãos e servos, é perceber em cada detalhe a ação de Deus e se abrir às transformações que Ele quer realizar.

Abomine do seu ministério frases como: “Eu nunca vou conseguir”; “ Eu não vou dar conta”; “Eu não sei”; “ Eu nunca vou pegar essa coreografia”; “Eu vou errar”.....Essas frases são profecias negativas e é isso que o inimigo quer ouvir, por isso acredite em Deus, seja fiel e busque em unidade vencer todos os desafios, pois Deus precisa de você.

Por isso irmãos, não percam a oportunidade de começar primeiro em seu ministério as transformações que Deus quer realizar no povo através de ti. Viva em santidade, seja fiel, faça tudo que puder para dar o seu melhor, persista, persevere e viva intensamente o seu ministério.

Kamilla Porto
Coordenadora Ministério Face

2 comentários:

  1. Belíssimo texto Kamilla, expressa realmente o que passamos, vivemos e nos faz crescer, em técnica, pessoa e espiritualidade.

    Vivamos nas profecias que Deus nos deu!
    Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem!
    Deus abençoe este ministério que muitos da nossa missão conhecemos. Sabemos as dificuldades mas a paciência produz os frutos... Contamos com a oração de vocês para nossa missão: http://missaoanunciame.blogspot.com/

    Conte conosco para o que for preciso!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir