sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dança na Missa

Liturgia: Deus vem a nós



O Papa ensina que liturgia é resposta de Deus ao homem: "A verdadeira liturgia supõe que Deus responda e nos mostre como podemos adorá-Lo. [...] o único motivo ou razão da santa missa acontecer é a certeza da presença de Deus no meio de nós e a única coisa que devemos fazer perante tal presença é adorá-lo, voltar-nos totalmente àquele que é o centro da liturgia.”

O que é liturgia? A Liturgia é a oração oficial da Igreja, do Povo de Deus, do Corpo Místico de Cristo. A forma com que ela foi organizada e é celebrada por nos hoje na missa foi estabelecida pela a igreja e nós obedientes a seguimos como uma ovelha a um pastor, Ela não é – não pode ser! – propriedade particular de nenhum celebrante, de nenhuma comunidade, de nenhum grupo de fiéis, de ninguém: cabe à Igreja – e só à Igreja – organizá-la, modificá-la, aperfeiçoá-la. Infelizmente, por causa de uma criatividade mal entendida (e de um Concílio Vaticano II mal interpretado), a Liturgia tem sido muitas vezes manipulada.

Porque participar da santa missa?

Em virtude do primeiro mandamento de Deus que é amar a Ele sobre tudo, quem ama conhece e a partir do momento que se conhece e acredita na presença de Deus em meio a nós cria-se um laço onde as dúvidas surgem, mas são acalentadas pelo amor maior da certeza que Ele deu a vida por nós e no mínimo devemos dar o maximo de nós.

– “Ora, a atitude primária e essencial do fiel cristão que participa na celebração litúrgica não é fazer, mas escutar, abrir-se, receber… É óbvio que, neste caso, receber não significa ficar passivo ou desinteressar-se do que lá acontece, mas cooperar – porque tornados capazes de o fazer pela graça de Deus – segundo «a autêntica natureza da verdadeira Igreja, que é simultaneamente humana e divina, visível e dotada de elementos invisíveis, empenhada na ação e dada à contemplação, presente no mundo e, todavia, peregrina, mas de forma que o que nela é humano se deve ordenar e subordinar ao divino, o visível ao invisível, a ação à contemplação, e o presente à cidade futura que buscamos» (Const. Sacrosanctum Concilium, 2)”.

Bem... o dia que encontrarmos o lugar de Deus em nossos corações vamos perceber que pergunta alguma tem maior sentido ou importância além da que ”Será que estou rendendo o verdadeiro louvor que Deus merece?”

Procure saber mais da história da liturgia, não se feche a saber o que pode ou não pode... e lembre-se sempre que o motivo maior da celebração é Jesus, que é a exemplo Dele celebramos e como resposta Ele vem a nós.

Sejamos gratos participemos da Santa missa!

Abaixo seguem as partes da missa que consideramos ser permitido a dança, depois de estudos e conversas com padres: 
  • Canto de Entrada: abrir a celebração, promover a união dos fiéis, introduzir no mistério do tempo litúrgico e acompanhar a procissão do sacerdote e dos ministros. Se for ter a entrada da bíblia, o ministério de dança tem que entrar nesse momento.são do sacerdote
  • Glória: é um hino não trinitário, pelo qual a Igreja congrega no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. O texto desse hino não pode ser substituído por outro;
  • Salmo Reponsorial: é a parte integrante da liturgia da palavra, deve ser cantado, pelo menos o refrão e não pode ser substituído por outro canto de meditação;
  • Homilia:é a parte da liturgia indispensável para nutrir a vida cristã, nunca deve ser proferida por um leigo. O ministério de dança pode entrar depois do padre, para complementar o ensinamento.
  • Ofertório ou Preparação dos dons: entrada das oferendas.
  • Comunhão: no momento da ação de graças, onde as pessoas imploram os frutos do ministério celebrado;
 A missa é o memorial do sacrifício de Cristo. A missa é um sacrifício. Ela faz memória do sacrifício daquele "que se entregou por nós": ela torna atuais os frutos da Redenção para todos aqueles que dela participam. Por ela, somos lavados das imundícies do pecado e introduzidos na presença de Deus. A missa é um sacrifício de ação de graças, e é esse o sentido da palavra "eucaristia", pela qual queremos exprimir a Deus nosso reconhecimento pelo dom do seu Filho, pelo dom da vida.
É  importante para os ministérios de dança saberem que as quatro razões para a missa são: adoração, contrição, ação de graças e pedir o que precisamos.
Tendo zelo e fazendo tudo com reta intenção e respeito, a dança pode ser um instrumento forte de evangelização e oração dentro da Igreja.
É preciso também ter a aprovação do padre para ministrar dentro da liturgia.
Grande abraço.

Qualquer dúvida, estamos a disposição para ajudar.

 
Kamilla Porto e Letícia Biro





Nenhum comentário:

Postar um comentário