sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dançar a vida e a cura

Eu sei que existem muitos questionamentos sobre a dança na Igreja. E é até explicável, já que é uma expressão artística que utliza o corpo, que muitas vezes é sinônimo de pecado, é utilizado para seduzir e para corromper. Mas eu faço uma pergunta: Se a dança é tão insignificante, porque o inimigo a utiliza de forma tão insistente no mundo, para seduzir as pessoas? Eu vejo crianças aprendendo facilmente danças mundanas, o carnaval é um exemplo disso! Então meus irmãos, uma coisa eu sei, a dança precisa ser resgatada para o Senhor, porque nosso corpo é templo do Espírito Santo. E eu estava lendo um artigo no jornal O Popular, que me chamou atenção, ele foi escrito por um monge beneditino e fala um pouco sobre a dança. No artigo ele fala sobre o significado de festa, que segundo ele em todas as culturas a utilizam como sinal e antecipação do pleno e definitivo encontro com a divindade. Conforme o evangelho, o próprio Jesus antecipou a sua hora de agir e sua Páscoa. Jesus disse também que os tempos do reinado divino vêm ao mundo qual uma música deliciosa que convida todos a dançar (Jo 2). Ele se queixa de sua geração com pessoas que, mesmo ao som da música, não reagem e ficam indiferentes (Lc 7, 31-32). Ninguém deveria ficar apático diante dos sinais do amor e da comunhão humana que tornam a vida, mesmo sofrida, uma festa inspirada pelo espírito, em meio a tantos desafios. O que caracteriza a festa é a liberdade de brinar, o direito de subverter a rotina e expressar alegria e comunhão, através de uma comida gostosa, a música contagiante e a dança que unifica corpo e espírito.

Vários salmos aludem à dança como forma de oração. Apesar disso, parece que a dança nem sempre foi muito valorizada nas liturgias. Na Festa da Alegria da Lei, no nono dia da Festa das Tendas, a dança é rito central.
A dança é mais do que um método. É caminho de meditação interior e comunitária. Muitas vezes, além de ser uma forma de orar com o corpo, serve também como instrumentos de cura e equilíbrio para a vida. "Bendize ao Senhor dançando."A dança mata o ego e uma vez que o ego é morto não há mais obstáculos que o impeçam de se unir a Deus. 
Como toda atividade humana, a dança também pode se tornar instrumentalizada em espetáculos de mau gosto. Entretanto, se, em seu erotismo, ela é humana e humanizadora, repõe as energias de amor em um equilíbrio unificadorda pessoa e da comunidade. Pode ser sinal da bençãos divina e instrumento de cura do corpo e do espírito.
Deixa fluir o rio de Deus, rio do Espírito Santo....rio de águas vivas do teu interior!!!  E dance para o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário