quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"MÚSICA E ARTES" É o novo nome do ministério das ARTES

Bom, quando houve essa mudança do nome do Ministério das Artes, para mim ficou ainda mais claro que as ministrações das outras artes ainda estavam caminhando em passos de formiguinha. Refleti muito sobre isso e concordo com o Luiz Carvalho quando ele diz que a música é essencial no grupo de oração, mas o que discordo é o fato dele afirmar que “é difícil ministrar com as outras artes dentro do grupo de oração”. A nossa Igreja ainda precisa ser livre, as pessoas ainda estão cheias de respeito humano e muitas vezes não utilizam a expressão corporal. Através da dança é possível realizar momentos profundos de cura interior, adoração espontânea e clamor no Espírito, o erro está em pensar que essas artes só podem ser utilizadas em momentos especiais para expressar algo de forma mais forte. A dança não surgiu para ser apresentada, para ser vista como espetáculo, nos primórdios ela era feita para adorar deuses, antigamente só os homens dançavam, os cultos em Israel eram com danças, os levitas dançaram, Davi dançou diante da do Senhor, Miriam dançou em expressão de alegria quando o povo foi libertado. É preciso resgatar a arte para o Senhor. A dança não representa somente expressões de alegria, pode ser utilizada para expressar dor, angústia, sacrifício, súplica e muitos outros sentimentos e é uma forma de tirar do nosso interior aquilo que nós não conseguimos expressar com palavras. Como diz em Jeremias – Os velhos, as virgens, as crianças irão se alegrar na dança. Esta é uma profecia! Quando as pessoas forem livres o bastante para adorarem com todo o seu ser, de corpo e alma, aí sim estará próxima a vinda do Senhor

Ainda é pequeno na nossa Igreja expressões de adoração espontânea com danças, as pessoas ainda não compreendem, ainda vêem a dança como espetáculo, como apresentação e se esquecem que também podem ministrar. Existem aqueles que receberam o dom e que são ungidos para ministrar com a dança, mas todos podem dançar, sem preconceito, sem técnica, mas da forma que o Espírito inspirar.

Não é querendo puxar sardinha para o meu lado, mas acho que esses outros ministérios ainda sofrem muito pois não existe da Igreja um incentivo a presença de profissionais de dança e teatro para formar outros ministros. Muitas vezes quem dança no meio secular por exemplo, acaba não assumindo nada na Igreja, porque não há este incentivo. Quando existe um ministério de dança, a técnica é importante, porque não dá pra fazer de qualquer jeito para Deus, temos que dar a excelência. Agora imaginem a técnica com unção, aí iria arrebentar, teríamos tremendos instrumentos de Deus. Nesse mundo em que vivemos, com tanta coisa ruim acontecendo, o povo está sedento de beleza e através da arte, podemos resgatar muitas almas para o Senhor.

Que Deus possa refinar nossa arte e nos fazer ousados para adorar ao Senhor!!!

“Sentar-se para fundir e purificar a prata: purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o outro e a prata; então eles serão para o Senhor como aqueles que apresentarão as ofertas como convêm.” Ml.3,3

Kamilla Porto

Ministério Face

2 comentários:

  1. Bom dia Kamilla, maravilhoso seu texto. Hoje o mundo está, realmente, vivendo em busca de uma beleza que foi perdida com o advento modernidade. As pessoas estão com sede das tradições, do sagrado. Não sabem como e onde procurar-lo e por meio da arte podemos revelar e direcionar essas pessoas afim de encontrarem nosso Senhor Jesus, o astro principal do espetaculo que é a nossa vida.

    Não precisamos de um palco para alimentar nossa dança e nos motivar por meio dos aplausos da plateia, o olhar de Deus sobre nós e o Espirito Bailando em nosso ser, já nos basta!!!

    Um enorme abraço de uma grande amiga que ora por vocês, Isadora Picolo

    ResponderExcluir
  2. OI!!!
    acessem meu blog também!!!

    http://jornal-e-voce.blogspot.com/

    beijinhos

    ResponderExcluir